sexta-feira, 19 de março de 2010

A tonga da mironga do kabuletê...

...conhece a história e o significado desta famosa canção? ...

"A tonga da mironga do kabuletê" é uma canção escrita pelo poeta Vinícius de Moraes e pelo músico Toquinho.

Eu caio de bossa eu sou quem eu sou
Eu saio da fossa xingando em nagô
Você que ouve e não fala / Você que olha e não vê
Eu vou lhe dar uma pala / Você vai ter que aprender
A tonga da mironga do cabuletê
A tonga da mironga do cabuletê
A tonga da mironga do cabuletê
("Mironga" é, em candomblé e na macumba, "feitiço, sortilégio, bruxedo".)

Você que lê e não sabe / Você que reza e não crê
Você que entra e não cabe / Você vai ter que viver
Na tonga da mironga do cabuletê
Na tonga da mironga do cabuletê
Na tonga da mironga do cabuletê
Você que fuma e não traga / E que não paga pra ver
Vou lhe rogar uma praga / Eu vou é mandar você
Pra tonga da mironga do cabuletê
Pra tonga da mironga do cabuletê
Pra tonga da mironga do cabuletê

Em 1970, Vinicius e Toquinho voltam da Itália e encontram o Brasil em pleno
"milagre económico". A censura em alta, a Bossa Nova em baixa e os
opositores ao regime a pagar, com a liberdade e a vida, a defesa dos seus
ideais.
Nessa altura, Vinicius está casado com a actriz baiana Gesse Gessy, uma das
maiores paixões de sua vida, que o aproximaria do candomblé. Sentindo a
angústia do companheiro, Gesse diverte-o ensinando-lhe asneiras em nagô (um
idioma subsariano trazido pelos escravos), entre eles «tonga da mironga do
cabuletê», que significa – e passo a citar! - "o pêlo do cu da mãe".
Foi a oportunidade de insultar os militares sem que eles compreendessem a
ofensa.

Dizem os versos:
Você que ouve e não fala,
Você que olha e não vê,
Eu vou lhe dar uma pala,
Você vai ter que aprender:
A tonga da mironga do kabuletê.
Depois, a canção diz que o ouvinte deve "viver na tonga da mironga", para encerrar mandando-o para a "tonga da mironga"…

Fonte: http://anomalias.weblog.com.pt/arquivo/397857.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.